Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Qual a diferença entre PUBG e Fortnite Battle Royale? Qual é o melhor?


Apesar de ambos serem games Battle Royale, cada um possui suas características! 

Salte. Pouse. Equipe-se. Sobreviva! As etapas básicas de um Battle Royale. Um dos modos de jogo mais famosos do mundo atualmente. Assim como a ID Software revolucionou os jogos multiplayers com o modo Deathmatch em Doom na década de 90, chegou a vez de um novo estilo brilhar. Depois de Playerunknown’s Battlegrounds, surgiram diversos games do mesmo gênero. Alguns são apenas cópias de PUBG, outros já procuram inovar a tendência. Atualmente temos dois grandes títulos na categoria, sendo o próprio PUBG e seu “concorrente” Fortnite Battle Royale. Apesar de existir muitos jogadores e fãs que brigam e entram em longas discussões onde o assunto predominante é “quem é o melhor“, “uma cópia do outro” entre outras razões, cada um possui seu público alvo e diferenciais. Como prova de que “não existe o melhor“, analisamos as principais características de cada um dos dois games. Acredite, existem muitas diferenças, ao ponto de cada game ter seus propósitos únicos.

Pago e Gratuito

Começamos pelo óbvio. Enquanto Playerunknown’s Battlegrounds é um game pago, o que favorece muitas coisas para os jogadores como por exemplo a possibilidade de conseguir itens cosmético apenas jogando, do outro lado do ringue temos Fortnite Battle Royale que como de prática da Epic Games, é um game free-to-play (gratuito para jogar). Ela já é popular no mercado de jogos gratuitos, após deixar a Microsoft com Gears of War, a desenvolvedora vem apostando forte em projetos similares, como Paragon e agora Fortnite. Isso logicamente abre portas para a utilização intensa das micro-transações. Apesar de ser apenas itens cosméticos, muitos jogadores podem se sentir frustrados pela dificuldade em conseguir ganhar algo apenas jogando sem colocar a mão no bolso. Vale lembrar que o modo Battle Royale de Fortnite nem sempre foi gratuito. O início de desenvolvimento do modo era pago, assim como a campanha PvE “Salve o Mundo” é atualmente, que ficará gratuito até o fim deste ano também.

Realismo e Fantasia

PUBG, apesar de conter algumas falhas na física do game, é ainda uma aposta no realismo. Armas com recoil (efeito da arma subir enquanto atira), mecânicas como deitar, agachar e levantar, subir em paredes e estruturas, veículos entre outros, torna o game mais real. Fortnite Battle Royale vai para um lado totalmente diferente e descontraído, com um estilo gráfico cartoonizado (e belíssimo por sinal) e caricato. No game da Epic Games é possível até andar sobre misseis e realizar verdadeiras façanhas com os equipamentos e armas que o jogo oferece ao jogador.

Focos Diferentes

Não é difícil perceber que cada jogo possui um público alvo. PUBG foca em jogadores do PC e Xbox One que gostam de realismo e podem pagar pelo game, isso nos leva também a crer que o público adulto estará mais presente no título. Fornite Battle Royale, por ser gratuito e cartoonizado, já chama a atenção de todas as idades, seja criança, jovem ou adulto. O fato de ser fantasioso também faz com que jogadores que não possuem experiência com games de tiro não se sintam intimidados. No título da Epic Games também temos atenção a todas plataformas, você pode jogar em PC, Mac, Xbox One, Playstation 4 e em plataforma mobile (iOS e Android) com direito a progresso cruzado e cross-play, onde jogadores do PC podem jogar com os consoles e mobiles, e os consoles com PC e mobile. O importante é jogar, não importa onde ou quando! Até as escolas dos Estados Unidos já estão passando por problemas com Fortnite.
Mecânicas

Em Fornite Battle Royale, a “zoera” rola a solta. Com mecânicas herdadas do seu modo campanha “Salve o Mundo”, o game te permite criar complexas construções com madeira, pedra e metal, coletados do mapa. O inventário limitado a apenas cinco slots também dificulta algumas coisas, forçando o jogador escolher o que deverá levar. Barra de vida e escudo também estão presentes, permitindo que o jogador consiga sobreviver até a mísseis de Bazuca. 

 Em PUBG a história é outra e temos mecânicas mais próximas do real. Utilize capacetes e coletes para se proteger. Mudar o estilo da câmera do jogador entre primeira e terceira pessoa traz diferentes tipos de jogos. O game traz algumas brincadeiras em si também, como a possibilidade de se defender com uma frigideira, capaz de ricochetear projétil das armas. Loucura não?

 Ritmos de Jogos Distintos

Devido as diferentes mecânicas, Fortnite Battle Royale possui um ritmo diferente de PUBG. No game da Epic Games também temos um mapa com metade do tamanho de Battlegrounds, o que só por isso, já faz que o game dure muito menos e seja mais dinâmico. Em PUBG tudo é mais lento e demorado, com mapas gigantes, os jogadores demoram para conseguir bons equipamentos. As partidas, por outro lado, se tornam mais táticas se comparadas ao que temos em Fortnite. Mapas grandes possuem maiores chances de campers e emboscadas. Ir para cima de um inimigo em um mapa longo, pode ser suicídio.

As coisas podem mudar?

Acredite ou não, a resposta desta pergunta é sim! É inegável que o modo Battle Royale de Fortnite vem sendo um sucesso absoluto. Suas características únicas e dinamismo vem atraindo muitos jogadores, inclusive alguns fãs de PUBG. E a desenvolvedora de Battlegrounds parece estar disposta a seguir o mesmo caminho de seu “concorrente“. Já anunciado, o game conterá sistema de emotes e um novo mapa com metade do tamanho dos seus antecessores. Isso fará com que a dinâmica do game mude completamente, devido ao mapa menor. Emotes apesar de não impactar no realismo ou “seriedade” da jogabilidade, facilmente é possível ver que a desenvolvedora está preocupada com os detalhes únicos do seu concorrente. O mesmo poderá acontecer com Fortnite, com mapas novos e maiores, talvez até a implementação de veículos e recoil nas armas. Afinal, estamos em uma batalha entre os maiores jogos da categoria. Será o próprio jogador, conforme suas preferências, que poderá decidir qual é o melhor para si. Ambos os games são muito bons.

 E você, o que acha disto tudo? Escreva nos comentários abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário