Apesar de ambos serem games Battle Royale, cada um possui suas características!
Salte. Pouse. Equipe-se. Sobreviva! As etapas básicas de um Battle Royale. Um dos modos de jogo mais famosos do mundo atualmente. Assim como a ID Software revolucionou os jogos multiplayers com o modo Deathmatch em Doom na década de 90, chegou a vez de um novo estilo brilhar. Depois de Playerunknown’s Battlegrounds, surgiram diversos games do mesmo gênero. Alguns são apenas cópias de PUBG, outros já procuram inovar a tendência. Atualmente temos dois grandes títulos na categoria, sendo o próprio PUBG e seu “concorrente” Fortnite Battle Royale. Apesar de existir muitos jogadores e fãs que brigam e entram em longas discussões onde o assunto predominante é “quem é o melhor“, “uma cópia do outro” entre outras razões, cada um possui seu público alvo e diferenciais. Como prova de que “não existe o melhor“, analisamos as principais características de cada um dos dois games. Acredite, existem muitas diferenças, ao ponto de cada game ter seus propósitos únicos.
Pago e Gratuito
Começamos pelo óbvio. Enquanto Playerunknown’s Battlegrounds é um game pago, o que favorece muitas coisas para os jogadores como por exemplo a possibilidade de conseguir itens cosmético apenas jogando, do outro lado do ringue temos Fortnite Battle Royale que como de prática da Epic Games, é um game free-to-play (gratuito para jogar). Ela já é popular no mercado de jogos gratuitos, após deixar a Microsoft com Gears of War, a desenvolvedora vem apostando forte em projetos similares, como Paragon e agora Fortnite. Isso logicamente abre portas para a utilização intensa das micro-transações. Apesar de ser apenas itens cosméticos, muitos jogadores podem se sentir frustrados pela dificuldade em conseguir ganhar algo apenas jogando sem colocar a mão no bolso.
Vale lembrar que o modo Battle Royale de Fortnite nem sempre foi gratuito. O início de desenvolvimento do modo era pago, assim como a campanha PvE “Salve o Mundo” é atualmente, que ficará gratuito até o fim deste ano também.
Realismo e Fantasia
PUBG, apesar de conter algumas falhas na física do game, é ainda uma aposta no realismo. Armas com recoil (efeito da arma subir enquanto atira), mecânicas como deitar, agachar e levantar, subir em paredes e estruturas, veículos entre outros, torna o game mais real. Fortnite Battle Royale vai para um lado totalmente diferente e descontraído, com um estilo gráfico cartoonizado (e belíssimo por sinal) e caricato.
No game da Epic Games é possível até andar sobre misseis e realizar verdadeiras façanhas com os equipamentos e armas que o jogo oferece ao jogador.
Focos Diferentes
Não é difícil perceber que cada jogo possui um público alvo. PUBG foca em jogadores do PC e Xbox One que gostam de realismo e podem pagar pelo game, isso nos leva também a crer que o público adulto estará mais presente no título. Fornite Battle Royale, por ser gratuito e cartoonizado, já chama a atenção de todas as idades, seja criança, jovem ou adulto. O fato de ser fantasioso também faz com que jogadores que não possuem experiência com games de tiro não se sintam intimidados.
No título da Epic Games também temos atenção a todas plataformas, você pode jogar em PC, Mac, Xbox One, Playstation 4 e em plataforma mobile (iOS e Android) com direito a progresso cruzado e cross-play, onde jogadores do PC podem jogar com os consoles e mobiles, e os consoles com PC e mobile. O importante é jogar, não importa onde ou quando! Até as escolas dos Estados Unidos já estão passando por problemas com Fortnite.
Mecânicas
Em Fornite Battle Royale, a “zoera” rola a solta. Com mecânicas herdadas do seu modo campanha “Salve o Mundo”, o game te permite criar complexas construções com madeira, pedra e metal, coletados do mapa. O inventário limitado a apenas cinco slots também dificulta algumas coisas, forçando o jogador escolher o que deverá levar. Barra de vida e escudo também estão presentes, permitindo que o jogador consiga sobreviver até a mísseis de Bazuca.
Em PUBG a história é outra e temos mecânicas mais próximas do real. Utilize capacetes e coletes para se proteger. Mudar o estilo da câmera do jogador entre primeira e terceira pessoa traz diferentes tipos de jogos. O game traz algumas brincadeiras em si também, como a possibilidade de se defender com uma frigideira, capaz de ricochetear projétil das armas. Loucura não?
Ritmos de Jogos Distintos
As coisas podem mudar?
E você, o que acha disto tudo? Escreva nos comentários abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário