Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2018

"Pai do PS4" está conversando com desenvolvedores sobre o PS5

Arquiteto do PS4 estaria conversando com vários desenvolvedores de games para otimizar o futuro console da Sony


Rumores sobre o desenvolvimento do PS5 continuam a surgir. Mark Cerny, o arquiteto responsável pelo PS4, estaria conversando com vários desenvolvedores de games para otimizar o futuro console da Sony. Cerny é bastante lembrado por seu trabalho com o PS4 e a colaboração constante vários estúdios para detectar os erros e acertos do PS3, tornando-o um sistema mais amigável para o desenvolvimento de jogos.


Agora, de acordo com um relatório do Digital Foundry, Mark estaria viajando e visitando vários estúdios e perguntando aos desenvolvedores quais seriam as necessidades deles para um novo console da Sony.

 Recentemente, o site SemiAccurate apontou que o PS5 seria traria novos processadores e CPU da AMD, além de possuir hardware nativo para realidade virtual. Tudo isto seria anunciado em um futuro não muito distante.

No entanto, o Digital Foundry contraria estas informações e aponta uma série de fatores que fariam o PS5 chegar somente após 2019. Várias questões devem ser consideradas para o lançamento de um novo console da Sony, incluindo o tempo de duração da geração atual, que completa 5 anos em novembro.

 Questões técnicas também adicionam mais tempo ao desenvolvimento do PS5, como a produção de processadores mais potentes (e menores) e memórias mais eficientes. Estes dois últimos fatores seriam os mais relevantes para promover um verdadeiro “salto de geração” entre o PS4 e o PS5, mas também são os grandes responsáveis por aumentar o tempo de desenvolvimento e os custos atuais do projeto, inviabilizando um anúncio tão precoce.


Que a Sony já está trabalhando (há muito tempo) no sucessor do PlayStation 4, todos nós sabemos. O que não sabemos ainda – apesar das dezenas de especulações – é quando ele chega e suas supostas especificações. Bom…pelo menos não sabíamos até agora.

 O site SemiAccurate (via Push Square) alega ter os primeiros detalhes técnicos sobre um eventual novo PlayStation. Como o portal não deixou claro a fonte, é importante ficarmos com um ‘pé atrás’. Por sinal, o mesmo portal se vangloria de ter publicado – antes de todos – informes sobre o Nintendo Switch, PS4 Pro, entre outros. Obviamente isso não é uma garantia de exatidão das informações.

 De toda maneira, o site aponta que o PS5 (nome fictício) será baseado na arquitetura Navi da AMD – um processador de próxima geração da AMD -. A ideia é que adoção do Navi seja para garantir maior escalabilidade, permitindo atualizações ao longo do tempo. A CPU, supostamente, seria o Zen, o novo processador de alto desempenho da AMD.

 Além disso, o videogame já viria com suporte de hardware nativo para as tecnologias de realidade virtual. Ou seja, desde o começo o PS5 já teria poder para trabalhar com o VR sem muito esforço. Lembrando que, atualmente, o PSVR conta com uma unidade de processamento separada do PS4.

 O SemiAccurate ainda sugere que um anúncio do PS5, ainda em 2018, não está descartado, já que muitos desenvolvedores já teriam recebido devkits para criação dos primeiros jogos next-gen. Mesmo se tratando de um rumor, as informações não estão tão fora da realidade – exceto o anúncio do PS5 ainda em 2018 -. Mesmo assim, é importante consumirmos as notícias com um pouco de cautela. 

Aproveite para compartilhar conosco sua opinião e até mesmo seus palpites. Quando você acha que a Sony fará o anúncio de um novo PlayStation?

Nenhum comentário:

Postar um comentário